quinta-feira, 21 de junho de 2007

O Pequeno deus

Todo dia encontro um pequeno deus. Há muitos por aí. Eles têm se multiplicado rapidamente. A cada dia, pequenos deuses são mais comuns. Eles estão nos jornais, nas repartições, nas igrejas, nas escolas, nas ruas, nos bares , nos lares, por todos os lugares. Eles estão disfarçados de políticos, de filhos, de pais, de sacerdotes, de amigos, de escravos, de oprimidos, de rico, de pobre, de ouro ou de cobre, de esposo, de esposa, na carteira ou na lousa, são cantores e atores, juízes e malfeitores. Enfim, a mais bela face, pode ser um disfarce de um pequeno deus.
A matéria prima para se fabricar um pequeno deus é o coração humano. Às vezes, basta uma gotinha da fórmula: dinheiro + poder e ... pronto!! Adeus humanidade, nasce uma pequena "divindade". E como há muitos corações perdidos por aí, qualquer situação pode se transformar numa máquina de criar pequenos deuses.
Todo pequeno deus é um louco que se enxerga sábio. Porque se crê senhor de si. Por que se pensa senhor do espaço . Por isso, o pequeno deus não respeita espaços, pois acredita que "é" o dono do pedaço.Todo pequeno deus é alienado porque se tornou sua própria negação. Porque se fez tudo o que ele não é e o que nunca poderá ser.O pequeno deus se vê um eterno juiz e, por isso, sente-se no direito de decidir o tempo da paz, da existência, da felicidade ou mesmo da dor de quem ele julga ser mais frágil.
Todo pequeno deus é um deus frustrado, porque seu maior sonho é ser um GRANDE DEUS. Daqueles que criam coisas do nada, apenas com uma palavra, como num toque de mágica. Deus autônomo e livre. Que pode voar, virar cambalhotas, tocar as estrelas, contar anedotas, que gosta de arte, de belas canções, que sabe viver, sorrir, brincar e não tem problema de chorar quando deseja chorar. Que sabe administrar amor e justiça. Que não precisa prometer nada, mas por amor promete. Que não precisa provar nada, mas prova quando é necessário. Um Deus cuja maior virtude, não é apenas ter todo o poder, mas saber amar com esse poder todo. Um Deus que se fez homem, cheio de graça e verdade, pra ter a amizade, de homens, pequenos e grandes... inclusive de um pequeno deus que tiver a coragem de admitir que quer voltar a ser, simplesmente, homem.

4 comentários:

Unknown disse...

Que sábias palavras!
Realmente e infelismente encontramos estes pequenos deuses que se não tivermos uma postura firme de opiniões e valores acabamos sucumbidos diante da arrogância e pretenção que eles explicitam.

Galucio disse...

Querido Pr V...
Bem vindo a comunidade Blogueira.
Aos poucos iremos melhorando a aparência desse blog.

Grande abraço.

J. Galucio

Unknown disse...

é verdade Venancio...é triste ver oq acontece quando se une dinheiro+poder juntamente c a ambiçao..tem pessoas hj em dia q nao sabem medir as 3 coisas e por sua vez perdem o controle da situaçao,e quem acaba sofrendo mais c isso é o mundo e pessoas de baixa renda...suas palavras foram mto sábias e me fizeram refletir bastante acerca desse assunto...agradeço a Deus pela sua vida,e é maravilhoso ver como Ele te usa como um isntrumento p a Sua obra...Deus lhe abençoe!

Anônimo disse...

Ótimo texto. Nós mesmos, crentes, muitas vezes acordamos nos sentindo pequenos deuses, quando achamos que tudo podemos e tudo queremos...quando o "seja feita a Tua vontade" não passa de uma frase mecânica no Pai Nosso. Quando queremos que a nossa vontade seja feita, e que o Grande Deus ajuste a vontade Dele à vontade do pequeno deus que sou(somos) eu(nós).

Cláudio Brito ( C.S.Brito)